terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Idec identifica falhas em sites de compras

Qua, 15 Dez, 03h14


São Paulo, 15 (AE) - As principais empresas de comércio online do País desrespeitam os direitos do consumidor, segundo pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Com base no levantamento do Ministério da Justiça, que registrou nos últimos seis anos mais de 21 mil queixas contra as dez maiores lojas online, o Idec realizou compras em 14 lojas e, segundo o estudo inédito, "identificou diversas falhas".


Nove delas (como Amazon, Extra e Submarino) não informam o consumidor sobre o direito de arrependimento - o cliente tem até uma semana para desistir de uma compra sem justificativa. O Submarino ainda exige que o lacre não tenha sido violado. Mas como verificar se o produto está perfeito sem abrir o lacre? Em lojas como Americanas, Extra e Ponto Frio, o pedido não pode ser alterado antes de concluir a compra. Na Americanas, não é possível nem cancelar.


A entrega também é um ponto crítico. O Idec constatou que, na compra no Ponto Frio, o produto não foi entregue no prazo estabelecido - nem 15 dias após a compra.


As 14 lojas testadas pelo instituto exigem cadastro com nome, CPF e endereço dos compradores. O Idec, porém, mostra preocupação com a privacidade - o destino dos dados precisa ser informado.


Fique esperto:

Veja se a loja tem endereço físico e telefone de contato

A URL do site deve começar com "https://"

Confira as fotos, leia os termos de uso e imprima ou salve todos os comprovantes

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